MENU



Políticos, representantes do Governo de Minas e população estiveram em Audiência Pública promovida na noite de quinta-feira (06), na Escola Nadir José de Barcelos, no bairro Edith Cordeiro. O principal assunto em foco foi o saneamento básico, destacando os desafios de Papagaios para o fornecimento de água potável e esgoto tratado. A população também apontou problemas existentes no bairro, como mau cheiro do esgoto, infestação de pernilongos e poluição do córrego que passa no local.
Atualmente, conforme apresentado durante este encontro, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), não atende a demanda do município. O Serviço Municipal de Água, também enfrenta grandes desafios para garantir o fornecimento à população.
Como parte do acordo judicial do rompimento da barragem de Brumadinho em 2019, a Vale tem destinado valores significativos para os municípios que compõem a bacia do rio Paraopeba, a fim de gerar melhorias. Entre os investimentos está o saneamento básico.
Ao contrário de outras cidades da região que receberam dezenas de milhões de reais, Papagaios foi contemplada com pouco mais de três milhões para este setor. O motivo é que o município não tem até o momento nenhum projeto concretizado para o saneamento. Um problema que não é de agora e atravessa gerações. Diante disso, o dinheiro da Vale será usado para o desenvolvimento dos projetos de saneamento.
De acordo com a prefeita Rislaine de Faria, “não adianta fazer um paliativo na ETE hoje. Estando com os projetos prontos, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente já disponibilizou que vai conseguir recursos para melhorar a estação de tratamento de esgoto e talvez fazer até uma outra”, afirmou Rislaine.
Amigos FM / Afiliada Rede Itatiaia






