MENU

Em meio ao tempo frio e a disparada de casos de doenças típicas da época, o sistema público de saúde em Papagaios corre o risco de perder mais de seiscentas doses de imunizantes, entre eles os de prevenção a gripe. A situação está sob investigação na Regional de Saúde de Sete Lagoas.
Coordenadora do setor de imunização, Maria José Duarte disse que há cerca de noventa dias vem avisando a Secretaria de Saúde sobre a situação da câmara fria que necessitava de reparos preventivos. Como não teve uma solução, o que era previsto aconteceu, com o equipamento apresentando problema e deixando as doses de vacina sem a devida refrigeração.
O caso foi parar em Sete Lagoas e a Regional de Saúde investiga os fatores que ocasionaram esta situação. Além disso é analisado se as mais de 600 doses de fato perderam e serão destartadas, ou se há em meio a estas, algumas que não perderam eficácia. Até que o trabalho seja concluído, o município não recebe novos imunizantes.
Ao jornalismo da Amigos FM/Rede Itatiaia, o secretário de saúde Danilo Santana disse que, “a câmara fria teve uma pane, algum que não tinha como prever, mesmo com um gerador disponível para o equipamento. Estamos dando celeridade no processo para compra de novas baterias para esta câmara fria, além de adquirir novos equipamentos. Também temos câmara novas adquiridas entre 2020 a 2022”, afirmou Danilo.
Diante do ocorrido, a prefeita de Papagaios, Rislaine Faria, lamentou o corrido e afirmou estar cobrando da secretaria responsável, por providências para solucionar este caso e dar celeridade ao processo para aquisição de novos equipamentos e reposição do estoque de vacinas.
Amigos FM / Afiliada Rede Itatiaia