MENU

O vereador Théo José, por meio das redes sociais, denunciou o descarte irregular de material hospitalar lacrado, no lixão de Papagaios. Em um vídeo publicado, foi possível ver uma caixa de papelão contendo material utilizado para diálise peritoneal automatizada (DPA), utilizado para tratamento renal em domicílio.
A publicação do parlamentar chamou a atenção das pessoas, pelo fato dos objetos estarem lacrados e também por se tratar de lixo que requer descarte específico. Em dúvida sobre o ocorrido, alguns cidadãos questionaram na internet e o jornalismo da Amigos FM/Rede Itatiaia, se o material é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.
Diante do ocorrido, o secretário de saúde, Danilo Santana, em entrevista ao programa A Hora do Povo, esclareceu que, “a secretaria de saúde não usa esse material e nem realizamos este tipo de compra, já que é algo utilizado para diálise feita em casa. Geralmente isso ou é oferecido por plano de saúde particular ou até mesmo o SUS, mas não passa por nós, sendo entregue diretamente a pessoa que precisa desse procedimento”.
Embora segundo o secretário o material não seja de propriedade do município, Danilo Santana reconhece que o descarte foi feito de forma incorreta por algum cidadão, “o material hospitalar, ele não pode ser descartado desta forma, há todo um trâmite. Aqui em Papagaios mesmo temos uma empresa terceirizada que realiza a coleta de todo este tipo de lixo nas unidades de saúde”.
Amigos FM / Afiliada Rede Itatiaia